Brasil

INFORMAÇÕES ÚTEIS

IDIOMA E CLIMA

O idioma nacional é o Português, mas o sotaque e a entonação são um pouco diferentes do que se ouve em Portugal e outros países de Língua Portuguesa. Em alguns locais, especialmente na região Sul, há também muitos brasileiros descendentes de imigrantes que falam o alemão e o italiano.

O Brasil tem climas para todos os gostos, graças a sua grande extensão territorial, aliada a fatores como altitude, pressão e proximidade com o oceano. A média de temperatura anual é de 28ºC na região Norte e de 20ºC no Sul. O inverno brasileiro acontece entre os meses de maio e setembro e, em algumas cidades do Sul e Sudeste, as temperaturas chegam a menos de 0ºC, com geadas e neve. Já no verão, é possível desfrutar de um calor de 40ºC no Rio de Janeiro, por exemplo. O verão no Brasil é o melhor período para ir à praia, beber água de coco, mergulhar no mar e se bronzear.

Independentemente da estação, é sempre bom trazer na mala casaco e calça comprida, porque o tempo pode mudar de repente em algumas localidades, principalmente em regiões serranas e litorâneas.

PASSAPORTE E VISTO

Os vistos são concedidos pelos consulados brasileiros no exterior. Cidadãos de países integrantes do Mercosul não precisam de visto para entrar no Brasil, basta passaporte ou documento de identidade válidos. No Brasil, existem sete tipos de visto para estrangeiros: trânsito, turista, temporário, permanente, cortesia, oficial e diplomático. Saiba mais no site do Ministério da Justiça.

HABILITAÇÃO PARA DIRIGIR

Turista habilitado no exterior pode dirigir no Brasil se a estadia for menor que 180 dias. O condutor deve portar carteira de habilitação estrangeira e documento de identidade válidos. Para estadias maiores, o condutor deverá obter uma habilitação brasileira correspondente à sua estrangeira. O turista estrangeiro condutor é imputável pela legislação brasileira. Consulte a legislação.

MOEDA E CÂMBIO

A unidade monetária do Brasil é o Real (R$). Reais e travellers checks podem ser trocados em bancos, agências de viagens e hotéis autorizados. O câmbio é publicado diariamente em jornais e sites especializados. Faça a conversão de moeda

TELEFONES ÚTEIS

Corpo de Bombeiros 193

Defesa Civil 199

Polícia Civil 197

Polícia Militar 190

Pronto-Socorro 192

Código internacional de ligação para o Brasil é +55.

1. Para ligações interurbanas no país: 0 + código operadora + código da cidade + telefone de destino.

2. Para ligações a cobrar basta alterar o 0 para 90 no começo da ligação.

3. Para ligações internacionais a partir do Brasil: 00 + código operadora + código país + telefone de destino.

Para ligar para telefones de serviço (900, 0800, 0900, 0300, 800) não é preciso discar o número da operadora. O valor das ligações varia de acordo com a operadora escolhida.

Lista de códigos das cidades brasileiras.

OPERADORAS DE TELEFONIA

O funcionamento de um celular estrangeiro no Brasil depende da tecnologia utilizada e da compatibilidade com operadoras brasileiras. As tarifas de utilização do serviço variam conforme as operadoras. Confirme com sua operadora as condições para uso de celular no Brasil.

VACINAÇÃO

A febre amarela é uma doença transmitida pela picada de mosquito e é recomendável vacinar-se contra ela pelo menos 10 dias antes de viajar a determinados locais. O Brasil exige certificado internacional de vacinação contra a Febre Amarela para turistas de alguns países: Angola, Benin, Bolívia, Burkina Faso, Camarões, Colômbia, Equador, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné Bissau, Guiana Francesa, Libéria, Nigéria, Peru, República Democrática do Congo, Serra Leoa, Sudão, Venezuela e Zaire.

É importante lembrar que quase todo o litoral brasileiro é considerado sem risco de contração da doença. Essa área vai do Rio Grande do Sul ao Piauí, com exceção do norte do Espírito Santo e do sul da Bahia. Em caso de dúvidas, entre em contato com o Consulado Brasileiro mais próximo de você.

VOLTAGEM E PADRÃO DE TOMADA ELÉTRICA

A voltagem no Brasil varia entre 110V e 220V 60Hz, conforme a região. Confira na lista a distribuição da voltagem elétrica pelo país: Tensão 110V: Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo. Tensão 220V: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins. Adaptadores de tomada não alteram a voltagem, apenas permitem a conexão com o aparelho.

Fonte: Embratur / Ministério do Turismo